quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prazo para se inscrever no Prouni termina nesta quinta-feira

Fonte: UOL.


Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas. É preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, com nota média igual ou superior a 400 nas provas objetivas e não ter zerado a redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma particular com bolsa integral.
As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Também podem solicitar a bolsa portadores de deficiência e professores efetivos da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar o benefício para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Etecs de SP divulgam resultado do vestibulinho do primeiro semestre de 2012

Fonte: UOL.

As matrículas serão realizadas na quinta-feira (19) e sexta-feira (20). A segunda chamada  e a matrícula serão feitas nos dias 23 e 24 de janeiro.
Foramoferecidas 93.490 vagas: 76.536 para o ensino técnico e 16.954 para o ensino médio. Do total de vagas para o ensino técnico, 73.795 foram destinadas às 202 Etecs e às 62 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Outras 2.741 vagas foram destinadas para a modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.
Foram incluídas, também, 10.329 vagas para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo: 8.959 vagas para cursos técnicos em salas de 109 escolas estaduais e 1.370 em 21 CEUs (Centros Educacionais Unificados) (CEUs). As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
Uma novidade deste processo é que das 9.874 vagas para o ensino técnico integrado ao médio, 3.637 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:
  • O aluno terá as aulas do ensino médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente);
  • aulas do ensino médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

Pontuação acrescida
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibulinho das Etecs concedeu bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. O candidato pode somar os dois bônus e obter um acréscimo de 13%.