terça-feira, 27 de março de 2012

Inglês com Música, o programa que incentiva o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída.

Fonte: TV Cultura.



A terceira temporada do programa Inglês com Música volta ao ar com programas inéditos. Com roupagem nova o programa de auditório – sucesso de audiência entre 1969 e 1981 - será apresentado na UNIVESP TV e TV CULTURA.
Parceria entre a Univesp TV, canal digital 2.2 da Fundação Padre Anchieta, Centro Paula Souza  e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo,o Inglês com Música tem por objetivo incentivar o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída, por meio de letras de músicas e jogos entre equipes formadas por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e das escolas da rede estadual de ensino.
A apresentação do Inglês com Música está a cargo da atriz e cantora Amanda Acosta e da professora Marisa Leite de Barros, apresentadora, professora e criadora da versão anterior na década de 70./ Amanda Acosta estará acompanhada de sua banda, formada pelos músicos Marcelo Ribeiro (baixo), Célio Glouster (Baterista) e do Rubem Cabrerai (teclados).
Horários de exibição do programa:
Univesp TV: Segunda a Sexta às 21h00, com reprise às 8h30, 14h00, e 18h00 do dia     seguinte (versão 15 minutos)
Sábados: às 14h00 (versão 01 hora)
Reprise aos Domingos às 8h00 e 15h00
TV Cultura: Segunda a Sexta às 19h30
Sábados às 14h00

terça-feira, 20 de março de 2012

CURSO INTERNET SEGURA 2012.

Cadeirante fez 28 cursos a distância e hoje acumula dois empregos.

Fonte: UOL.



Estudar já foi penoso para Fernando Becasse, 31. Seu maior obstáculo, conta, era o preconceito que sofria devido à locomoção por cadeira de rodas. “O ensino médio foi um período muito difícil para mim. Na turma não gostavam de ter um paraplégico, me chamavam de mutilado”, lembra o rapaz que, desde criança, lida com as consequências de uma paralisia cerebral.
O Ensino a Distância (EAD) foi uma das estratégias que o Becasse adotou para se profissionalizar. Hoje, ele acumula quase 12 anos de experiência de estudo a distância e 28 cursos livres e técnicos finalizados, além de dois empregos. Em um dos trabalhos, Becasse é o responsável pelo departamento de relacionamento com o mercado de um site de a divulgação de cursos; no outro, faz tradução de informações para o site de uma agência de turismo.
Becasse tomou contato com as aulas a distância por um anúncio. Então, se inscreveu em um curso de motivação pessoal e não parou mais. “Em seis meses, recuperei a autoestima. Aí já emendei outro, de gestão de empresas. Depois vieram administração, técnico em contabilidade e técnico em informática”, afirma ele, que também aprendeu inglês a distância.
O motivo de buscar tantas formações, Becasse explica com tranquilidade: “Às vezes é bom ter várias formações, porque, quando surgir vaga em alguma, você vai e entra, né?” Os cursos que mais o ajudaram, diz ele, foram de auxiliar administrativo, compras e planejamento de produção, técnico em informática e técnico em contabilidade. “Estou conseguindo juntar os conhecimentos e aplicar no meu trabalho.”
O jovem, que já fez mais de um curso simultaneamente, afirma que é fácil estudar em casa, contanto que se tenha vontade e tempo disponível. “Tenho uma meta: quero ter meu escritório de informática. Por isso, não desanimo”, conta. “Para estudar a distância você tem de se programar. Estudo quatro horas por dia.” Além disso, seu próximo passo é fazer uma faculdade: “Tudo a seu tempo”, planeja.
Um dos empregos, Becasse conseguiu há quatro anos, quando conheceu o diretor do site na escola onde faz EAD. “Nunca me senti deficiente, apesar de saber que não tenho movimento nas pernas. Os cursos me dão força e fazem com que eu me sinta capaz ao quadrado.”
EAD e inclusão social
Além de facilitar o acesso à aprendizagem para pessoas com deficiências, o EAD tem aberto, aos poucos, o ingresso no ensino superior para as classes C e D, analisa o professor João Vianney, conselheiro da Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e consultor da Hoper Educacional.
Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, do MEC (Ministério da Educação), as graduações a distância oferecidas por instituições particulares têm o quase o dobro do número de alunos atendidos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos, que concede bolsas integrais ou parciais) e pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) juntos. São 748 mil universitários estudando a distância e outros 375 mil nos dois programas governamentais somados.
Entre os estudantes que recebem bolsa do Prouni, cerca de 12%, segundo estimativas do MEC, estudam a distância. “Estamos falando do mesmo perfil de público: alunos com renda familiar mais baixa, em transição da classe D para a C, e sem tradição de escolaridade de ensino médio ou superior na família”, diz Vianney. Os principais atrativos da modalidade são mensalidades até 75% mais baratas em relação ao ensino presencial e a flexibilidade de tempo.
Cassiane Stefanski Olkoski, 29, optou pela faculdade a distância e a formatura no curso de gestão ambiental pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), no ano passado, foi a realização de um sonho. Depois de perder o marido quando estava grávida, aos 21 anos, adiou seus planos de estudo por três anos, até que conheceu o EAD. “Só assim pude conciliar as aulas com a minha rotina de trabalho e de cuidado com o meu filho. E, com tantas contas para pagar, foi a solução mais acessível financeiramente também”, diz.
Para José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da USP e diretor de EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp, já era esperada a predominância das classes C e D na graduação a distância. “Esse é um fenômeno que aconteceu no mundo inteiro no primeiro momento do EAD. Depois de atender a essa demanda reprimida, o público tende a se misturar”, diz. “O adulto que procura uma faculdade tem trabalho e família e muitas vezes não pode ir à instituição de ensino todos os dias”, completa.

quarta-feira, 14 de março de 2012

SITES INTERESSANTES.

SITES INTERESSANTES:

Este, abaixo, monitora os terremotos em tempo real

http://www.apolo11.com/terremotos.php



O próximo monitora aviões que estão realizando rotas internacionais:

http://www.radarvirtuel.com/index-pt.html



Este, finalmente, monitora os navios navegando pelos oceanos:
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?level0=100 

sábado, 10 de março de 2012

Aluno da rede estadual participa de fórum na França.

Fonte: educacao.sp.gov.br

Gabriel Pires, de 17 anos, conquistou vaga para representar o Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema.



Com 17 anos, Gabriel Pires vai viajar sozinho pela primeira vez. O jovem que embarca com destino à França neste sábado, dia 10, já está com as malas prontas e a língua afiada para representar o Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, que acontece na cidade de Marseille. Serão cinco dias de debates, no maior evento global sobre o tema.
“Eu recebi um telefonema do meu professor de Francês perguntando se eu queria representar o Brasil na França. Quando ele me falou, não soube o que fazer. Foi uma explosão”, relembra Gabriel, que frequenta as aulas de língua francesa há dois anos e meio, no Centro de Estudos de Língua da E.E. Fadlo Haidar, na zona leste da capital.
Falando baixo, o jovem de aparência tímida conta sobre as horas de estudo e o empenho que, agora, estão rendendo a ele a grande oportunidade de sua vida. “Eu acho que a viagem é resultado do meu esforço durante dois anos e meio. Eu passava noites estudando”, afirma. O professor de francês Thiago Peres, que acompanha o desempenho do aluno ao longo do curso, confirma o esforço do estudante. “Um dos critérios para a seleção eram as notas e o Gabriel só tem notas 10!”, comenta empolgado.
Além de Gabriel, apenas outra brasileira foi convidada pelo governo da região francesa de Provence-Alpes-Côte d’Azur para participar do fórum, com todas as despesas pagas. “Não são todos que podem ter uma chance como essa de conhecer os primeiros-ministros e debater com eles. Além da emoção de estar lá, essa experiência será ótima para o meu futuro”, comenta Gabriel. E, superando sua timidez, o jovem se revela confiante para a jornada que está por vir. “Eu acho que eu poderei representar muito bem o Brasil, estudei a questão da água no País, estou por dentro”, garante.

Ainda dá tempo de se inscrever em programa de estágio do governo de São Paulo.

Fonte: Secretaria da Educação.



Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até dia 12 de março para realizarem inscrições pela internet
Se você é aluno da Rede Estadual, ainda dá tempo de participar do programa de estágio de órgãos e entidades públicas estaduais. Estudantes do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até o dia 12 de março (segunda-feira) para realizarem as inscrições pela internet. A iniciativa oferece bolsas-auxílio entre R$ 300 e R$ 700, com carga horária de 4 a 6 horas por dia.
As vagas estão disponíveis tanto para o interior quanto para a capital sendo 1665 no total para o Ensino Médio e EJA, com 800 vagas exclusivas para a cidade de São Paulo. Para se inscrever, o aluno deve se cadastrar pela internet http://estagio.sp.gov.br/ Os candidatos devem estar devidamente matriculados em 2012 e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 15,00 por meio de boleto até o dia 13 de março.
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que organiza o programa, disponibiliza computadores para a inscrição em sua sede, localizada na Rua Alves Guimarães, 429, bairro Cerqueira César – São Paulo, das 9h às 16h, de 2ª a 6ª. Além disso, é possível realizar o cadastro nos postos do Programa Acessa SP que operam em diversos municípios do estado de São Paulo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Inscrições para a Bolsa Universidade.

Fonte: Portal Acessa Escola.


Começaram na sexta-feira passada, 02/03, as inscrições para o projeto Bolsa Universidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São mais de oito mil vagas para estudantes universitários interessados em atuar comoeducadores do programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.

O prazo para inscrições vai até o próximo dia 13 e, para efetuá-las, os interessados devem acessar o pop-up “Inscrições para o Programa Bolsa Universidade” no site
http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da relação de vagas e instituições de ensino conveniadas. Os critérios de seleção podem ser consultados no regulamento disponível no portal do programa.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como educador, aos sábados e domingos em uma unidade participante do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.

Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone: 0800 777 0333 ou pelo e-mail: escoladafamilia@fde.sp.gov.br.




Sobre o programa Escola da Família 
Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

quinta-feira, 8 de março de 2012

SUPERVISOR DA EE ANGELO BORTOLO - PROFESSOR JOSÉ RODRIGUES.

PLANEJAMENTO 2012 - 07/03/2012 - PROFESSORES (ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO) - EE ANGELO BORTOLO.




PLANEJAMENTO 2012 - 07/03/2012 - PROFESSORES (ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO) - EE ANGELO BORTOLO.






Quase 6 em 10 alunos do ensino médio de SP saíram da escola com desempenho ruim em matemática em 2011.

Fonte: UOL.

O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que teve os resultados preliminares divulgados nesta quarta-feira (7), registrou um um aumento no índice dos alunos com desempenho abaixo do básico no 3º ano do ensino médio em matemática. O número subiu de 57,7% para 58,4% do total.
Já as notas médias dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano tiveram ligeira melhora entre 2010 e 2011.
Em português, o percentual dos alunos do terceiro ano do ensino médio com desempenho abaixo do básico caiu (de 37,9% para 37,5%), mantendo-se praticamente os mesmos números nos níveis básico (de 38,3% em 2010 para 38,4% em 2011), adequado (23,3% para 23,4%) e avançado (0,6% para 0,7%)
Segundo a Secretaria de Educação, o nível abaixo do básico representa aqueles estudantes que ficaram em um patamar considerado insuficiente de aprendizagem para a série em que se encontram. Já no básico, o aluno tem um conhecimento mínimo para a série que frequenta, podendo, porém, “interagir” com a proposta do ano seguinte.

Em outros níveis, houve crescimento nos níveis adequado e avançado, com uma diminuição nos índices de abaixo do básico e básico.

quarta-feira, 7 de março de 2012

ATENÇÃO! DÚVIDAS SOBRE O CURSO INGLÊS ONLINE.

Todas as dúvidas sobre o Curso Inglês Online podem ser enviadas por meio do link https://twitter.com/#!/educacaosp

terça-feira, 6 de março de 2012

CURSO INGLÊS ONLINE.

Início das aulas

O curso de inglês online começou no dia 5 de março de 2012 para 25 mil alunos da rede estadual. Se você é um deles, veja aqui a página de acesso à plataforma na qual serão realizadas as aulas http://evesp.cursos.educacao.sp.gov.br/. Para entrar no ambiente de aprendizagem, o estudante deve utilizar o email cadastrado na hora da inscrição e o número do seu Registro do Aluno (R.A.) como login e senha respectivamente.