sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aprendendo com os aviões.



Fonte: UOL.


A partir da observação de uma brincadeira dos alunos no intervalo, professora cria projeto para trabalhar conceitos matemáticos com aviões de papel.


Em uma sala de 1° ano do ensino fundamental do Colégio Vera Cruz, em São Paulo, uma das brincadeiras favoritas das crianças durante o intervalo era se juntar em torno de papeis sulfite, dobrá-los em formato de avião e arriscar manobras pela escola, como fazê-los planar perto de um toldo ou voar por cima de uma jabuticabeira. Confeccionar aviões de papel não é nenhuma novidade entre as crianças; provavelmente, a cena descrita se repete em diferentes escolas, mas o olhar atento da professora Silvia Mendonça possibilitou que uma simples brincadeira se transformasse em aprendizagem.

A professora constatou que a atividade gerava um consumo excessivo de papel, já que as dobraduras eram constantemente perdidas ou danificadas. Silvia combinou, então, que cada aluno teria direito a um avião, o que fez com que as crianças inventassem novas brincadeiras e explorassem os aviões de papel, com objetivo de aperfeiçoar seu modelo e arremesso.  Era comum ouvir dos alunos frases como "se as asas têm tamanhos diferentes, o avião dá piruetas" ou "se arremessar no vento o avião não voa bem".  As descobertas das crianças se aproximavam a conteúdos de matemática e física. "Se ficássemos apenas na esfera da brincadeira, elas talvez não ampliassem suas pesquisas", conta Silvia.
Devido ao envolvimento dos alunos com a atividade no tempo livre, a professora decidiu levar a brincadeira para a sala de aula e instigá-los a testar novas possibilidades com os aviões. A partir da reflexão sobre aerodinâmica e arremesso, ela introduziu alguns conceitos de geometria que estavam implícitos na fala das crianças, como o estudo da simetria e dos ângulos. "Tivemos o cuidado de adequar o conteúdo à faixa etária deles", explica.

Foram selecionadas, por exemplo, imagensque apontavam a simetria em aviões convencionais, na natureza e na arte, como nas obras de Escher. Os alunos puderam perceber que a simetria das asas colabora para o equilíbrio do avião e passaram a utilizar esse conceito na confecção das dobraduras.
Em um segundo momento, os alunos foram desafiados a fazer seus aviões de papel atravessar a quadra esportiva da escola e sobrevoar uma cerca. Para isso, eles precisavam decidir qual modelo de avião era o mais adequado, o tipo de arremesso a ser realizado e qual a trajetória esperada.
Apesar de nenhum aluno ter conseguido fazer seu avião voar a distância e altura necessárias, Silvia afirma que o fracasso do voo foi determinante para o sucesso do projeto, pois os alunos tiveram que justificar o que não deu certo e criar novas hipóteses para serem colocadas em prática em um novo desafio.

Todas as descobertas feitas durante a atividade foram registradas em um livro escrito coletivamente pela sala. Para a professora, o projeto contribuiu de forma positiva não só para as crianças, que avançaram em uma experiência que realizavam com pouca intencionalidade e reflexão, como para ela.
"A escuta para as demandas que os alunos trazem é um instrumento poderoso que pode potencializar a aprendizagem. O projeto me motivou ainda mais para investir na minha formação", diz.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Alunos têm até 13 de julho para concorrer às vagas da RETEC.


Fonte: Secretaria da Educação.


Cursos de Administração, Informática e Enfermagem estão entre os cursos mais procurados pelos jovens. Os estudantes interessados podem cursar o Ensino Técnico aliado ao Ensino Médio na rede estadual. As inscrições para os 46 diferentes cursos da Rede Ensino Médio Técnico (RETEC) seguem até a próxima sexta-feira, dia 13 de julho, e podem ser feitas online, por meio do site http://retec.edunet.sp.gov.br/remt/inscricao/ .Até o momento, sete mil alunos já se cadastraram para concorrer às 12.392 vagas abertas.